Cão Guapo, do Corpo de Bombeiros, recebe homenagem no Legislativo; em breve o herói de quatro patas deve se aposentar

Cão Guapo, do Corpo de Bombeiros, recebe homenagem no Legislativo; em breve o herói de quatro patas deve se aposentar

Foto: Claudiane Veber (Diário)

Entre fotos, carinhos, aplausos e muita emoção, o cão Guapo, integrante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), após quase uma década de trabalho e inúmeras missões ao lado do tutor, o sargento Alex Sandro Teixeira Brum, recebeu uma Moção de Congratulação na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira (4), proposta pelo presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB).


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia ​


O herói de quatro patas, como costuma ser intitulado, é um labrador chocolate, nascido em 14 de abril de 2014 e que, desde de filhote, demonstrou possuir a mais importante das qualidades para ser treinado na corporação: gostar de pessoas. O cachorro tem certificação estadual de buscas de restos mortais em ambientes urbanos e rurais, e junto do tutor se destacou em missões de resgate como em Brumadinho, Petrópolis, nas buscas após o incêndio da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) e no maior desastre natural vivido pelo Rio Grande do Sul.

 
Emocionado o tutor de Guapo comenta que, juntos, enfrentaram muitos desafios e por meio das habilidades naturais do parceiro, localizaram e resgataram muitas vítimas.

 
– Ele fez parte de toda a minha vida nesse processo todo, na história do Corpo de Bombeiros Militar. Com certeza, nesse período, ele foi um grande cão que ajudou muita gente. Agora, ele vai encerrar um ciclo e é tão bom encerrar dessa maneira, festejando. Estou bem feliz e muito emocionado – disse Brum.

 
O plenário estava lotado pelos colegas de corporação, incluindo a cachorra Molly, que, assim como Guapo, atua há cerca de 8 anos em missões, ao lado do seu tutor, o soldado Estefânio Guinazu Bernardes.

 

Foto: Claudiane Veber (Diário)


Com uma extensa trajetória de busca e salvamento, o cão bombeiro vai se aposentar em breve. Ele seguirá atuando no serviço assistido por animais, como no projeto de cinoterapia – técnica de intervenção terapêutica – desenvolvido com pacientes internados no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Ele continuará a receber acompanhamento veterinário regular e uma dieta adaptada às suas novas necessidades. Além disso, Guapo terá a companhia e o carinho de sua família, o sargento Alex Brum, que agora se torna seu tutor em tempo integral.

 
A função desempenhada por Guapo no Corpo de Bombeiros passará a ser realizada pelo filho Sheik, um labrador amarelo com certificação nacional para localizar pessoas vivas ou vítimas fatais em ambientes rurais ou estruturas colapsadas.

 
O comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Cavedon Zaniol, reconheceu a merecida homenagem devido ao legado de Guapo e ressaltou que Santa Maria é um polo da atividade com cães. Atualmente, são três animais em operação.

 
– Nosso canil é referência na Federação. Guapo foi a Brumadinho, foi a Petrópolis, ele tem uma expertise absurda, uma vivência que, agora, está com o seu filho Sheik, que passa desenvolver as atividades em substituição ao Guapo que chegou em um limite físico da idade para atividade operacional – destacou o comandante.


Principais missões:

• Gendarmeria Nacional Argentina: 2018
• Operação Brumadinho-MG: 2019
• Operação no Prédio da Secretaria de Segurança Pública-RS: 2021
• Operação em Petrópolis-RJ: 2022
• Operação Vale do Rio Taquari I: 2023
• Operação Vale do Rio Taquari II: 2024


Condecorações e Reconhecimentos
• Medalha da Defesa Civil do Estado do RS: 2019
• Moção de Congratulação de Dilermando de Aguiar, Itaqui e São Pedro do Sul: 2019
• Moção de Congratulação pela Câmara de Santa Maria: 2022
• Moção de Congratulação pela Câmara de Santa Maria: 2024


Leia mais:

30ª Feicoop ocorre entre 12 e 14 de julho com foco na geração de renda após a tragédia climática

Celebração dos 67 anos da Gaiger é palco de lançamento de livro de quem deu origem à empresa

Quais títulos rendem mais para investidores conservadores? Sócio da única corretora de Santa Maria na Bolsa de São Paulo dá dicas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Direção de escola de Santa Maria se pronuncia após briga com facões envolvendo adolescentes em frente à instituição; vídeo repercutiu nas redes sociais Anterior

Direção de escola de Santa Maria se pronuncia após briga com facões envolvendo adolescentes em frente à instituição; vídeo repercutiu nas redes sociais

Celebração dos 67 anos da Gaiger é palco de lançamento de livro de quem deu origem à empresa Próximo

Celebração dos 67 anos da Gaiger é palco de lançamento de livro de quem deu origem à empresa

Geral